inscrições encerradas

OS BENEFICIADOS

Creche Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A Iguassu Night Run direciona 100% do valor da inscrição da prova à Creche Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mais conhecida como Creche da Irmã Ernesta. Que desenvolve um trabalho com famílias de baixa renda no Morumbi II.

De acordo com a Irmã Ernesta, a ajuda vem em boa hora, já que a verba da prefeitura nem sempre é suficiente. “Para nós é de suma importância ajudas como estas. A iniciativa do hotel é louvável, agradecemos muito estas ações. Temos muito trabalho pra fazer e poucos recursos porque atendemos muitas crianças e funcionários”. Ela ainda afirma que todo o valor recebido será revertido para a manutenção, bem estar das crianças e pagamento dos funcionários.

História da Irmã Ernesta: Filha de João e Maria Tommasini, a Irmã Ernesta Tommasini nasceu em Joinvile (SC) em 16 de dezembro de 1932. Sua vida religiosa começou aos 11 anos, quando sentiu o “chamado” de Deus para a vida missionária. Foi quando seguiu para Curitiba, encontrando a companhia das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, onde foi recebida. No dia 30 de abril de 1950, entra na companhia com apenas 17 anos. Iniciando no ano seguinte, sua carreira de professora, permanecendo como educadora por 39 anos. Em Foz, o primeiro colégio que Irmã Ernesta trabalhou foi o São José em 1951.

Mas naquele mesmo ano foi transferida para cidade de Ivaí (Pr). O retorno a Foz do Iguaçu foi em fevereiro de 1984, onde além de lecionar, também participou ativamente da organização e orientação das pastorais no bairro São Francisco, conhecido atualmente como bairro Morumbi, onde conheceu a realidade das famílias, como a violência com crianças. As situações com os pequeninos fizeram a irmã reagir, transformando uma escolinha que funcionava no salão da paróquia em creche para atender às crianças e facilitar a vida das mães que não tinham como trabalhar. Era um trabalho voluntário que começou em 1985, o qual atendia 30 crianças. Conseguiu atender muito bem essas trinta crianças que no ano seguinte a então LBA lhe solicitou aumentar para 60, depois para 90 e assim até atingir o número de 240 crianças de zero a 6 anos.

Com a necessidade de um espaço físico maior, a Irmã Ernesta, com muito esforço e apoio da Prefeitura, empresários e voluntários, construiu a atual Creche Nossa Senhora da Conceição. Nela são atendidas 240 crianças até 6 anos e sete meses de idade. As crianças de famílias de baixo poder econômico são atendidas durante 12 horas e até os pais têm acompanhamento através de reuniões periódicas com orientações sobre família, matrimônio, cozinha alternativa, cuidados de higiene e até boas maneiras.

Além da creche, Irmã Ernesta ajudou a criar o Projeto de Ação Continuada com 408 famílias cadastradas que recebem visitas a domicílio, encaminhamentos diversos, socorros emergenciais e cursos profissionalizantes, capacitando-as para o mercado do trabalho. Cada família visitada recebe atendimento pessoal, com fornecimento de cestas básicas, medicamentos, roupas, colchões, camas, encaminhamento para emprego, médico, documentação e cursos.

Na direção da creche há 22 anos, Irmã Ernesta foi contemplada com o título de “Cidadã da paz”, conferido pelos Bahias por indicação do Rotary de Foz do Iguaçu no ano de 1989. Foi ainda contemplada com destaque de uma página do Livro ‘Mulher arte e poesia’, de 1994, lançado em Foz do Iguaçu por ocasião do Dia Internacional da Mulher e recebeu o Certificado de Reconhecimento Profissional conferido pelo Rotary Club de Foz do Iguaçu Três Fronteiras em junho de 2003 pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

O EVENTO

GALERIA